Câmara Fria para Amadurecimento de Frutas (Maturação)
Tecnologia avançada e automatizada para maturação de frutas
Nossa tecnologia de última geração presente no sistema Top Fruit, traz controle preciso durante todo o processo de amadurecimento de frutas ou até mesmo conservação.
Tecnologia européia para criar uma atmosfera controlada para realizar a conservação ou amadurecimento de frutas e outros produtos.
ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE MATURAÇÃO DE FRUTAS
A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo cultivada na grande maioria nos países tropicais.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de banana, responsável por cerca de 9,5% da produção mundial. Além disso, ela é, juntamente com a laranja, a fruta mais consumida pelos brasileiros.
Embora o país seja um grande produtor e consumidor do fruto, a bananicultura nacional apresenta sérios problemas nas fases de produção e pós-colheita, que limitam a sua inserção no mercado internacional. A alta perecibilidade do fruto e as dificuldades em seu armazenamento são os principais fatores responsáveis pelas grandes percas do fruto.
Para evitar grandes percas de produção, é necessário que o produtor adquira uma Câmara Fria de Amadurecimento para Frutas. Desta forma o produtor passa o fruto por uma câmara fria climatizada, que trabalha com injeção de etileno (C2H4) praticamente puro para provocar o rápido e uniforme amadurecimento nos frutos, para isso utilizamos o gerador de gás etileno Ripe Fast. Durante esta etapa do processo, o fruto passa a produzir mais etileno e a respirar em maior quantidade, gerando altos índices de dióxido de carbono (CO2). Para isso, faz-se necessário a utilização de dumpers de exaustão, para que esse CO2 em excesso seja retirado do ambiente e não prejudique o amadurecimento do fruto. Ao mesmo tempo faz-se necessário a utilização dumpers de insuflamento de ar (O2), para que a taxa de oxigênio dentro do ambiente seja mantido dentro dos parâmetros corretos.
Para criar um ambiente saudável para o fruto e com atmosfera controlada, utilizamos umidificadores de ar especiais para manter os índices de umidade de 85 a 95% constantemente, criando assim uma atmosfera ideal para seu rápido amadurecimento ou conservação.
Todo nosso sistema é controlado através de sensores infravermelhos, que controlam todos os gases presentes dentro da câmara fria de amadurecimento, fazendo com que todo o processo seja automatizado, não dependendo de ação humana para funcionar.
Confira os tipos de frutas que pode ser aplicado etileno (C2H4) para um amadurecimento rápido e sadio
Ciclo de Amadurecimento da Banana Nanica
O etileno possui a sigla "C2H4" e é o gás responsável pela maturação (amadurecimento) de frutas. Ele funciona como um hormônio vegetal e é produzido a partir das células que se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior (polpa). Neste primeiro dia de injeção de etileno (C2H4) no ambiente, ocorre o processo de oxidação dos lipídios, que é responsável pelo rompimento das fibras do fruto, tornando-o macio em sua polpa.
Por quê devo climatizar as bananas em câmara fria?
A refrigeração é o método mais eficiente no controle do amadurecimento, pois diminui a taxa respiratória e demais processos bioquímicos e fisiológicos dos frutos. Porém, deve-se ter cuidado no rebaixamento da temperatura, pois a banana é sensível a temperaturas inferiores a +10°C, dependendo da cultivar. Quando isto ocorre, manifestam-se alguns distúrbios no amadurecimento das frutas que são chamados de danos pelo frio (“chilling injury”), não permitindo um amadurecimento adequado das frutas, após o armazenamento.
Confira as vantagens em ter uma câmara fria para amadurecimento de frutas
MAIOR VALOR DE MERCADO
QUALIDADE NA POLPA DA FRUTA
CUSTO DE CLIMATIZAÇÃO BAIXO
SEM MANCHAS NA CASCA
MATURAÇÃO SADIA DO FRUTO
MAIS SABOR NA POLPA DA FRUTA
Tenha o melhor resultado na climatização de suas frutas com os geradores de gás etileno Top Cooler.
Mais economia, praticidade e sustentabilidade durante todo o processo.