Câmara Fria para Sementes (Controle de Temperatura e Umidade)
Conservação, germinação e vigor para sua semente.
Nossos equipamentos de refrigeração controlam a temperatura e umidade dentro da câmara fria, garantindo uma correta armazenagem para grãos e sementes, elevando assim seu vigor e poder de germinação durante o plantio. Obras em regime turn-key (chave na mão). Consulte nosso departamento comercial.
Confira os tipos de sementes e grãos que podem ser armazenados em câmara fria
Como funciona o armazenamento de sementes em câmara fria?
Durante as atividades de estocagem e armazenamento de sementes em câmaras frias ou UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), faz-se necessária uma câmara fria seca com controle de temperatura e umidade, para que essas sementes possam manter o vigor e qualidade durante o plantio. Sendo neste caso, necessário a instalação de câmara fria para sementes (com controle de temperatura e umidade) o produto mais adequado para a armazenagem e conservação de sementes.
Essas câmaras para sementes são vistas como instalações especiais, apresentando propriedades únicas para garantir que as sementes permaneçam sempre em um estado apropriado para serem utilizadas no próximo plantio da lavoura ou para que seja efetuada à sua comercialização, servindo então para que outros produtores as utilizem.
As CÂMARAS PARA SEMENTES são construídas em PAINÉIS ISOTÉRMICOS FRIGO (EPS, PUR ou PIR) – auto extinguível, com sistema exclusivo de encaixe tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeita vedação, isolamento térmico, maior rigidez contra impacto e equipamento de refrigeração exclusivo, garantindo controle da temperatura e umidade.
As sementes devem ser armazenadas em ambientes climatizados e com controle de umidade relativa do ar, para a manutenção de suas qualidades biológicas, químicas e físicas.
Benefícios da Armazenagem Climatizada de Sementes
-
Homogeneidade nas sementes;
-
Diminuição do metabolismo e retardamento da deterioração;
-
Garantia de poder de germinação;
-
Garantia do vigor;
-
Garantia de certificação;
-
Fácil operação e controle da temperatura e umidade.
Consulte nossos especialistas e veja qual a melhor solução para o
seu negócio.
O resfriamento dinâmico de sementes de soja e a conservação em armazém refrigerado com controle de temperatura e umidade, garante excelente qualidade fisiológica por pelo menos 225 dias (7,5 meses).
O armazenamento de sementes de feijão carioca é comum na faixa de 10 a 20ºC e mantém índices de germinação acima de 80%, pelo menos por 16 semanas, desde que armazenados com controle de temperatura e umidade rigorosos. Nossas câmaras frias também podem ser utilizadas para armazenagem do "grão" feijão carioca, para manter a cor desejada no grão após um longo período de armazenamento.
Qualidade das Sementes de Soja em Câmara Fria
A produtividade de grãos e sementes vem crescendo nos últimos anos e, vários fatores têm contribuído para esse aumento de produtividade das lavouras brasileiras. Um dos fatores que influenciam diretamente na produtividade do plantio, é a qualidade da semente, a qual é diretamente influenciada pela temperatura e umidade que foi estocada.
Vigor Inicial = 85%
Germinação Inicial = 95%
Por quê devo ter uma câmara fria para armazenagem de sementes?
Nossos equipamentos de climatização para sementes permitem uma regulagem precisa e consistente no controle da temperatura e umidade relativa do ar em sua instalação de armazenamento refrigerado para sementes, protegendo a integridade física e fisiológica das sementes e grãos. Isto leva a uma diminuição da quantidade de deterioração, aumentando o valor dos produtos no mercado, com a garantia de vigor e germinação das sementes. Este investimento em tecnologia de refrigeração, se paga na primeira colheita, dando um retorno rápido e garantido do investimento do produtor rural.
É essencial monitorar fatores ambientais tais como temperatura e umidade ao armazenar sementes e grãos, pois eles podem ser severamente afetados por armazenagem em condições inadequadas. Isto pode levar a uma redução na qualidade da semente e durante a colheita as percas podem chegar em até 10%, o que pode causar uma perda financeira considerável durante a colheita.