Túnel de Resfriamento Rápido
Descrição
O túnel de resfriamento rápido é um equipamento frigorífico utilizado para reduzir a temperatura de mercadorias, congelando-as, no menor tempo possível, visando manter as propriedades dos produtos antes do congelamento, como cor, sabor e textura. Além disso, tem uma importante função de economizar energia e evitar perda de peso do produto por desidratação, muito comum quando se tem longos tempos de exposição ao frio antes do congelamento.
Dentro de um túnel de resfriamento, os produtos são armazenados em carrinhos, que posteriormente serão levados ao túnel, e atendem normalmente a volumes entre 150 a 1.000 kgs/h. Após o resfriamento rápido, os produtos são embalados e levados a uma câmara fria de conservação.
Na indústria alimentícia, é preciso obedecer às rigorosas normatizações e estar atento aos processos para evitar o desperdício de recursos e deterioração da produção. No caso de alimentos que necessitam de condicionamento térmico, esses cuidados são ainda maiores e exigem equipamentos potentes de refrigeração industrial. O túnel de resfriamento estático é ideal para produções de pequeno porte. Com um custo de aquisição atrativo, a solução é capaz de atender às necessidades empresariais com alta qualidade.
Existem hoje dois tipos principais de túneis: o estático e o contínuo.
Uma das principais diferenças entre as soluções está na logística do processo. O túnel de resfriamento estático necessita que um operador monte os produtos em carros, leve-os à câmara frigorífica, mantendo-os ali pelo tempo de retenção necessário e, posteriormente, retire-os para embalá-los.
Já no túnel de resfriamento contínuo, o produto é colocado em uma esteira que o leva até um túnel de resfriamento espiral, onde ele fica pelo tempo necessário de retenção, tudo de modo automático e, posteriormente, sai pela parte mais alta do túnel, seguindo para o sistema automático de embalagem.
Dessa forma, enquanto no estático as mercadorias são levadas para dentro do equipamento manualmente, no contínuo, uma esteira leva o produto para dentro do túnel que, em pouco tempo, sai congelado.
Para essa segunda opção, é possível diminuir o número de funcionários em mais de 50%.
Um túnel de resfriamento estático é interessante para produções de pequeno e médio porte, onde têm capacidades de 150kg a 1.000kg por hora.
Já os túneis de resfriamento espiral justificam seu investimento em volumes maiores, cerca de 1.000 e 6.000kg por hora, dependendo do produto.
Além do volume de produção, também é necessário se pensar no tipo de produção. Em fábricas que operam com túneis contínuos, seu investimento é justificado se vier junto com equipamentos de produção e embalagem contínuos.
Cada projeto tem sua necessidade de evaporação, temperatura, congelamento. Deve-se pensar também na capacidade de armazenamento desejada em sua aplicação.